Hard e Soft Skills e as Habilidades Mais Procuradas em Um Profissional

Muito tem se falado sobre as habilidades mais valorizadas nos profissionais, as tais hard e soft skills, alguns chegam a sinalizar que as soft skills são as vantagens competitivas do profissional do futuro. Parece uma afirmação bem forte, mas o que para nossos avós era senso de comprometimento, hoje é uma aptidão que pode diferenciar muito o profissional.
Mas o que são Hard e Soft Skills afinal?
Hard Skills são as habilidades que podem ser aprendidas e facilmente medidas.
Você aprende as Hard Skills em sala de aula, em livros, vídeos e em treinamentos no seu trabalho.
Essas habilidades podem ser comparadas com a de outros profissionais, durante os processos de seleção, avalição, contratações, etc.
Exemplos:
- Um curso de Excel.
- Uma graduação.
- Treinamento de Integração.
Soft Skills são as características da personalidade.
É um conjunto de habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano e afetam a produtividade e relacionamentos no ambiente de trabalho e da equipe.
Exemplos:
- Disciplina
- Atitude
- Comunicação
- Comprometimento
- Flexibilidade
- Liderança
- Otimismo
- Facilidade de trabalhar em equipe
- Disponibilidade para novas experiências
- Resolução de conflitos
- Empatia
- Espírito de harmonia
- Pontualidade
- Curiosidade
- Positividade
- Persuasão
- Motivação
- Gestão do tempo
Independente da atividade ou função exercida pelo profissional, as hard skills são muito importantes até determinada situação, até certo estágio da carreira, mas a partir do momento em que assumimos desafios maiores, principalmente de liderança, as soft skills fazem a diferença.
Temos diversos RHs que ainda balizam suas contratações baseadas somente no currículo do candidato (graduação, idiomas, cursos – as hard skills) mas somente aqueles que demonstrarem possuir um repertório significativo de soft skills (pensar e agir como dono, empatia, atitude) serão promovidos e ganharão destaque nas organizações.
Quais são as habilidades mais necessárias no teu dia a dia e quais são aquelas que você precisa desenvolver para projetos futuros? Como está o teu “estoque” de habilidades comportamentais?
Um abraço.
0 Comentários