Mundo Digital: Profissional do Futuro. Você Ainda Vai Ser Um.
O Mundo Digital e o Profissional do Futuro
É praticamente impossível identificar ou precisar quando começou o comércio.
O comércio existe desde que humanidade começou a interagir. Desde as primeiras trocas de produtos, ferramentas, animais, etc. existe o processo de compra e venda.
O habito de comprar e vender está presente diariamente em nossas vidas. O mundo capitalista e globalizado como conhecemos só foi possível graças à empreendedores do comércio.
O vendedor sempre existiu e sempre existirá.
O que mudou drasticamente nos últimos anos foi a forma de vender. A tecnologia e os hábitos das novas gerações (Y, Z e as que virão) transformaram nossa maneira de comprar e vender.
Se antes um vendedor porta a porta (presencial), tinha um numero limitado e pequeno de visitas, hoje através das diversas plataformas de comercio eletrônico aliado às mídias sociais, o alcance é milhares ou ate milhões de vezes maior.
É claro que o contato olho no olho nunca será substituído, mas será que as novas gerações estão preocupadas com isso ?
Será que elas não preferem a praticidade de um clique ou invés de uma boa conversa ?
Será que as gerações dos Baby Boomers e X estão preparadas e conscientes sobre o novo público (comprador) que se apresenta ?
O Brasil tem mais de 115 milhões de internautas, mais de 200 milhões de celulares, 127 milhões de usuários ativos no Facebook e 29 milhões no LinkedIn. Esses números crescerão impulsionados principalmente pelas novas gerações.
E aí, está preparado ?
- O profissional do futuro trabalhará de casa ou de onde quiser e terá múltiplas fontes de renda.
- Venderá produtos digitais e físicos para um consumidor da sua cidade, estado, país ou de qualquer lugar do mundo.
Hoje isso já está acontecendo com o mercado de afiliados, ainda pouco conhecido no Brasil.
- O afiliado é o vendedor do futuro.
Quer saber mais sobre Marketing Digital e como começar um negócio ou atividade na internet ? Conheça o Fórmula Negócio Online. Clique aqui.
Plataformas
Temos hoje varias plataformas utilizadas pelos afiliados (Hotmart, Eduzz, Monetizze) além das gigantes do comercio físico e digital (Amazon, Magazine Luiza entre outras).
- Estas plataformas disponibilizam seu portfólio de produtos (físicos e digitais) para os afiliados divulgarem e ganharem comissão sobre as vendas.
A divulgação é o verdadeiro trabalho do afiliado/vendedor e quem tiver mais habilidade e conhecimento sobre o mundo digital, mais sucesso vai ter no alcance ao consumidor.
- As comissões dos produtos físicos geralmente são bem parecidas com as comissões do vendedor presencial mas a comissão dos produtos digitais ficam em média de 50%.
- Vendeu um curso, um treinamento com vídeo aulas, um e-book, etc, por R$ 250,00, ganhou R$ 125,00 de comissão. Alguns produtos na Hotmart chegam a 80% de comissão.
- Tudo isso, trabalhando de casa ou de onde quiser, vendendo produtos digitais ou físicos, de diferentes nichos.
- Os produtores (como são chamados os donos/criadores dos produtos) estão indo cada vez mais para essas plataformas e somente na Hotmart já tem mais de 108 mil produtos. Para todos os públicos, de todos os preços.
Novos hábitos
Outro dia estava conversando com um cliente do interior de Santa Catarina, dono de uma petshop (com loja física e virtual)
Ele me contou que atendeu um cliente, pela loja virtual, distante 150 metros da sua loja física.
Esse consumidor pagou mais caro mas preferiu clicar e comprar a ração do seu pet pela internet.
Comodidade ? Novos hábitos ? Desinteresse em interagir com o vendedor da loja física ? Falta de tempo ?
Independente do motivo que leva esse novo shopper a comprar online é o fato de que precisamos estar no mundo digital.
Marketing Digital
O marketing digital atende esse novo público e essa nova realidade e cada vez mais fará parte do dia a dia dos profissionais de vendas, tanto na venda de produtos digitais quanto na venda de produtos físicos.
Hoje temos milhares de produtos a nossa disposição mas com conhecimento em marketing digital, podemos criar oportunidades, incentivar produtores a fazer parcerias.
Ele entra com sua produção (física ou virtual) e o vendedor do futuro entra com a divulgação no mundo digital.
Ainda vamos escutar muito sobre produtos digitais, programa de afiliados, plataforma para produtores, nomadismo digital, entre outros termos que surgirão.
Você está preparado ? Conhece o mínimo de Marketing Digital para entrar nesse mar de oportunidades ?
Um abração.
0 Comentários